São Paulo

Carinhosamente conhecida como “Sampa”, São Paulo é a cidade brasileira com a melhor e mais variada agenda cultural – com cinemas, galerias de arte, musicais, teatros, shows, concertos e mostras sem paralelo. O Rio de Janeiro é alegria, samba, carnaval, sol e muita praia. Não existe a melhor época para visitar a cidade, qualquer tempo é tempo.

Planeje sua estadia em Sampa

São Paulo tem muito a oferecer. Vida noturna agitada, lindos parques, museus, cultura, gastronomia, esportes e aventura. Certamente tem a opção perfeita para você, o único problema vai ser escolher e organizar a sua agenda com tantas opções.
Abaixo você encontra uma lista com os principais pontos que precisam estar no seu radar. Planeje sua viagem e aproveite o melhor que São Paulo pode te proporcionar.

Para ajudá-lo a aproveitar a cidade com inúmeras possibilidades, colocamos aqui uma seleção das atividades altamente recomendadas. Se você procura por um restaurante, ou pela melhor Caipirinha ou ainda por um show ou balada para aquecer a sua noite, com nosso Planejador você terá a garantia de encontrar uma boa opção!

Parque do Ibirapuera

LN01D
Avenida Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana
São Paulo

Fundado em 1954, o Parque do Ibirapuera é um dos patrimônios históricos tombados da cidade de São Paulo. Com suas belezas naturais e todas as suas construções históricas, o parque se torna um grande atrativo para os turistas, o que fica ainda mais forte quando sabemos que a entrada para ele é gratuita.

Alguns lugares que vale a pena se conhecer no Parque é, por exemplo, o Pavilhão Japonês, onde o turista até mesmo pode participar de uma das famosas cerimônias do chá, um costume antigo japonês. Outra atração interessante é o Planetário Professor Aristoteles Orsini, cheio de atividades voltados para astronomia. Como um bom parque natural que é, o contato com a natureza é sempre presente, por exemplo, em atividades como a visita ao Viveiro Manequinho Lopes, onde o turista pode observar a criação de diversas mudas de plantas, que são destinadas para o plantio em áreas públicas de São Paulo.

O que não falta no Parque são opções para os amantes da arte. O MAM (Museu da Arte Moderna) também está localizado dentro do Parque do Ibirapuera, com seu acervo rico em todo o tipo de arte, nacional ou internacional. O OCA (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez) também recebe diversas exposições importantes em sua área, além de que o próprio pavilhão se torna uma atração, com sua arquitetura tão diferente, assinada por Oscar Niemeyer. Outras diversas opções são, por exemplo, o MAC (Museu de Arte Contemporânea), a Bienal, o Museu Afro Brasil e muitos outros.

Além de todas essas atividades, o parque também promove diversos eventos em sua área, como o famoso evento de Natal, onde, além de sua grande árvore de 50 metros, o parque também efetua o seu show anual nas águas, onde é possível assistir as águas da grande fonte do parque dançando, enquanto imagens natalinas são projetadas nelas.

Tudo isso ainda é pouco perto de tudo que o grande Parque do Ibirapuera pode oferecer aos seus visitantes, um perfeito passeio, com tantas opções que com certeza acabará agradando a todos.


Avenida Paulista

LU01D
Avenida Paulista - São Paulo

Considerado um dos principais centro financeiros do Brasil, a Avenida Paulista também é um dos grandes pontos turísticos da cidade de São Paulo. Tem diversas faces: a econômica, a cultural ou a de entretenimento, tanto para a população local quanto para o turista.

Na Paulista se encontra um pouco de tudo. Na esfera cultural o MASP, a Casa das Rosas, o SESC Paulista e o Japan House estão entre os destaques. Se deseja fazer compras, o Shoppings Pátio Paulista e o Shopping Cidade São Paulo estão entre os melhores da cidade, além de feiras de antiguidade, galerias de equipamentos eletrônicos e importados, entre tantas lojas de rua. A Livraria Cultura, do Conjunto Nacional, impressiona pelo seu tamanho e conforto, onde o visitante pode tomar um bom café e apenas se sentar com um livro para relaxar. Também se pode caminhar tranquilamente nos parques Trianon e Mario Covas.

Aos Domingo a avenida é fechada para uso exclusivo dos pedestres, e é neste momento que diversas atrações se apresentam por todo o percurso. Desde bandas de música ao vivo a grupos de dança, a Paulista aos domingos se revela um grande centro cultural a céu aberto. Mas não só isso, a Paulista também se torna o local ideal para se praticar algum esporte ou simplesmente fazer uma boa caminhada com seu animal de estimação. A feira de antiguidades também pode atrair a atenção daqueles que procuram por alguma lembrancinha para levarem consigo.


Casa das Rosas

LN02D
Avenida Paulista - Bela Vista - São Paulo

A Casa das Rosas é uma construção tombada que chama a atenção pela sua arquitetura clássica francesa, tão diferente dos prédios modernos que o cercam. Localizada na Avenida Paulista e construída em 1935, em sua raiz foi uma casa residencial, e só foi desapropriada em 1986, pelo Governo do Estado de São Paulo, que buscava assim a preservação do terreno sem alterar o que já existia nele.

Seus maiores atrativos são seu lindo jardim de rosas, que dá origem ao seu nome. O local também oferece uma extensa programação cultural, principalmente voltados para a poesia e a literatura. Além disso, a Casa recebe diversas exposições temporárias, sempre se renovando em sua programação.


Mirante 9 de Julho

LU02D
Rua Carlos Comenale - Bela Vista
São Paulo

Localizado sobre o túnel da Avenida 9 de Julho, o Mirante 9 de Julho é um espaço encantador pela sua vista da cidade, se aproveitando de sua posição alta, e também oferece diversas opções culturais para o lazer.

O mirante oferece uma programação multicultural extremamente diversa, em seu interior está localizado um café, onde quem o visita pode se sentar e apenas relaxar enquanto toma sua bebida. Ele também conta com seu cinema ao ar livre, ideal para curtir uma experiência diferente e fazer novos amigos no meio do processo. Para quem busca um local confortável para se trabalhar, o wi-fi grátis e os espaços de coworking são uma ótima pedida.



Bairro da Liberdade

LU03D
Bairro da Liberdade - São Paulo

Local da morada da maior comunidade japonesa fora do Japão, o bairro da Liberdade carrega consigo um amontoado de significados e coisas para se ver, em todos os ramos culturais.

Para os mais interessados em conhecer a história da imigração japonesa em São Paulo, o Museu Histórico da Imigração Japonesa é a escolha perfeita, com mais de 97.000 itens em seu acervo, o turista que visitar o museu com certeza sairá com muito mais conhecimento em sua bagagem.

Outros pontos mais clássicos e históricos são, por exemplo, a Igreja dos Aflitos e a Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, dois locais que possuem muitas lendas e relatos assustadores, o que pode atrair a atenção dos turistas interessados em suspense.

Quando se fala de gastronomia se fala de Liberdade ao mesmo tempo. Não só incríveis restaurantes japoneses podem ser encontrados por lá, mas também coreanos, tailandeses, chineses e outros. Não faltará opção de alimentação para o turista que procura satisfazer seu paladar. Alguns restaurantes famosos são por exemplo o Lamen Kazu, ou para quem procura algo mais simples, o novo 89ºC Coffee Station, logo em frente a praça da Liberdade. O bairro também é conhecido pelos seus diversos restaurantes karaokês, o que pode ser uma experiência nova para o turista.

Para o turista mais jovem, o bairro se tornou uma referência com as suas lojas, que possuem diversos tipos de produtos para todos os gostos, do kpop aos fãs de anime.

Aos fins de semana o turista pode andar por entre as barraquinhas da feira da Liberdade, onde pode encontrar tanto itens de artesanato e lembrancinhas, quanto novas coisas para experimentar e degustar.


Catedral Metropolitana de São Paulo

LU04D
Praça da Sé - São Paulo

Localizada no exato coração de São Paulo e considerada o o quarto maior templo neogótico do mundo, a Catedral Metropolitana de São Paulo é um dos diversos atrativos que atraem o turista para o centro desta grande cidade.

A primeira versão da igreja foi terminada em 1616, para algum tempo depois ser demolida e uma nova ser construída no local, em estilo barroco, no ano de 1764.

A versão que conhecemos hoje, com sua incrível arquitetura neogótica, teve sua construção iniciada em 1913, e grande parte de peças que a compõem, como os vitrais, foram trazidos da Itália para o Brasil, o que atrasou sua construção.

O turista pode tanto visitar sozinho o local quanto contratar um guia, ganhando um a mais por estar acompanhando de um profissional para lhe contar tudo sobre a historia da Catedral e o que se esconde por trás de cada vitral ou escultura.


Pátio do Colégio

LU05D
Praça Pateo do Collegio Centro Histórico de São Paulo - São Paulo

Também localizado no centro de São Paulo, junto com diversos outros pontos famosos, o Pátio do Colégio abriga diversos atrativos culturais em um único lugar.

Em sua totalidade o Pátio do Colégio é comporto pelo Museu Anchieta, que comporta um grande acervo que conta a história da cidade de São Paulo no século XVI e da própria construção do Pátio, Auditório Manoel da Nóbrega, Galeria Tenerife, praça Ilhas Canárias, onde é possível encontrar o Café do Pátio, Igreja Beato José de Anchieta, a Cripta Tibiriçá e a Biblioteca Padre Antônio Vieira, que é especializada em história do Brasil e da Companhia de Jesus, e possui mais de 6 mil livros catalogados e outros 7 mil em catalogação.

Para o público mais religioso, a Igreja Beato José de Anchieta atrai tanto por ser famoso por abrigar o fêmur de José de Anchieta, quanto por suas missas que acontecem diariamente ao meio dia

Para o turista que tem interesse por música, o local mantem uma boa programação de apresentação de orquestras e corais. Durante o terceiro domingo de todo o mês, as onze horas o local também promove uma interação cultural onde é possível assistir apresentações folclóricas, oficinas de arte, apresentações de fantoches e outras, tudo para agradar tanto o público mais adultos como também as crianças.


Rua 25 de Março

LU06D
Rua 25 de Março - Sé
São Paulo

Considerado o maior centro de comercial da América Latina, a rua 25 de Março atrai a todos que desejam procurar por produtos por um preço bem mais acessível, quando não extremamente baratos.

Sua origem está ligada a forte presença de imigrantes no local.

Entre diversos camelôs, shoppings, lojas e galerias, o turista encontra uma infinidade de opções para compras, o ideal para quem viaja com esse intuito.


Mercado Municipal de São Paulo

LU07D
Rua Cantareira - Centro Histórico de São Paulo
São Paulo

Também conhecido pelo apelido carinhoso de Mercadão, o Mercado Municipal se encontra no centro de São Paulo e trás diversas opções de compras para o turista que está procurando um bom lugar para comer em São Paulo.

O Mercadão possui uma grande variedade de lanches, frutas, aperitivos e outros. Seu lanche mais famoso é o lanche de mortadela, mas também vale experimentar o bolinho e o pastel de bacalhau, os diversos amendoins a venda, frutas, queijos e presuntos. Tudo de mais diverso para todo o tipo de apetite.

Além de tudo isso, apenas a chance de se visitar um prédio com uma arquitetura tão bonita e tão antigo já é uma oportunidade que não deve ser perdida tão facilmente.